desejos para o novo

>> terça-feira, 17 de dezembro de 2013

2013, o ano que não me prometeu nada (http://bit.ly/1kSfdL3), me deu tudo. Aprendi a desistir (que falta que me fazia saber desistir!). Aprendi a ter coragem de ser eu - ou melhor, a ter coragem de ser quem eu queria ser. 

Aprendi a ter coragem de ser alguém sensacional porque aprendi a desistir de ser uma pessoa satisfatória, regular, aceitável. 

Aceitável é bom, mas sensacional é espetacular! E entre bom e espetacular, bem...

Em 2013 a minha história e a nossa História estiveram juntas. 
Manifestações nas ruas em julho. Jornada Mundial da Juventude no Rio. Mais médicos para o Brasil. 
Eu saí da posição confortável de expectadora - e crítica - da sociedade pra participar ativamente daquilo que depois seria noticiado. E para, a partir daí, pensar. A partir daí, colaborar de alguma forma para os debates com a minha opinião - opinião que é experiência refletida. 
Porque eu só posso falar com responsabilidade daquilo que eu vivi, do que eu sou. O resto é conjectura, manipulação, generalidade, ruído inquieto de quem não suporta o silêncio - e disso a internet já tá cheia. 

Como eu gosto bastante de falar - e quero sempre falar com responsabilidade - preciso viver mais coisas, ser mais coisas. Quero viver mais, ser mais e melhor. São meus desejos pra 2014. Quero que a apatia, o tédio e a tristeza passem bem longe de mim - porque há muito trabalho pra ser feito nesse mundo.
E quero ter a capacidade de inspirar mais pessoas a serem assim também. 

Em 2014 prometo ser intransigente com os tristes, os conformistas, os desesperados, e com toda a sorte de gente que gasta toda a sua energia procurando motivos pra ficar deprimida, porque ser deprimido é cool, ou porque ser feliz é muito fácil pra quem tem tudo, e não desafia a intelectualidade dessa gente o suficiente.

Sempre que uma dessas pessoas quiser ficar perto de mim, vou lhe dar duas opções: Ou muda ou muda.

Porque eu sei o que quero, e o que eu quero é mudar o mundo (pra melhor!) e isso requer muita energia, e o que me dá energia é a felicidade. O que me dá energia é essa paixão que eu sinto por gente, é esse amor que precisa urgentemente de se dar, de se dar, de se dar...

Que em 2014 eu encontre quem me saiba receber. 

A vida é generosa com quem é generosa com a vida. E, de novo, falo do que vivo, do que sou. Nunca fui tão feliz, tão ciente das minhas capacidades, tão verdadeira nas minhas palavras, tão transparente nos meus gestos como agora, depois de ter desistido de ser uma pessoa "satisfatória". Nunca amei tanto, nem tão bem como amo quem amo hoje.

A todos os meus amigos, desejo que aprendam também a se dar, que desfrutem dos prazeres da generosidade, que abdiquem da mesquinhez que é privarem o mundo de tudo o que verdadeiramente são. O mundo merece - o mundo precisa de - gente que se dê. Menos mistério e mais transparência. Menos "no fundo, no fundo, eu até gosto de você" e mais amor à flor da pele.

(como sempre, um poeta disse tudo o que eu queria dizer, bem antes e melhor, e em apenas alguns versos. deixo aí fernando pessoa pra vocês preguiçosos)

Feliz natal, amores, e um 2014 sensacional pra todos nós.


0 comentários:

Postar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP