Profissão: Leitora

>> segunda-feira, 6 de maio de 2013

No futuro, as famílias ricas terão ao menos dois leitores, cada. O leitor será o novo empregado doméstico daqueles mais abastados. Ao lado de James, o mordomo, Maria, a cozinheira, Jarbas, o motorista, e Juan, o jardineiro, Dr Antônio Carlos e Dra Abadia da Rocha figurarão como a criadagem doméstica da família Albuquerque Bitencourt.

Assim, os membros da família serão dispensados da estafante obrigação de ler livros com mais de 50 páginas. Ou melhor, de ler qualquer coisa que esteja impressa, em papel. Seus leitores oficiais se encarregarão desse trabalho e, mais do que isso, deverão resumir cada leitura em uma apresentação oral, de não mais de quinze minutos de duração, antes de jantar ser servido no aparelho de prata.

Os grã-finos poderão, então, manter conversações vazias e superficiais sobre as leituras de seus leitores, e seus resumos criativos.


No café da moda, jovens discutirão ardorosamente sobre as qualificações de seus leitores. "Minha leitora fez doutorado na Sorbonne, resumiu Flaubert pra mim, vida e obra, em cinco minutos!"
"O corvo é a poesia, o tinteiro é o coração - duvido que alguém tenha entendido Poe melhor que o meu leitor, PhD em Harvard".


Os salários serão altíssimos, porque serão poucos aqueles que se disporão a perder horas diárias lendo histórias de malfadados amores, ardentes traições e deliciadas vinganças de tempos tão remotos quando não imaginários. A pouca oferta de mão de obra qualificada fará com que as famílias invistam nas melhores edições, nas encadernações mais bem-acabadas, nos volumes mais raros - tudo para atrair os melhores leitores disponíveis no mercado.

E assim, finalmente, se infiltrando nas famílias mais ricas e influentes, emburrecendo paulatinamente as elites, tendo acesso ao que há de melhor no mundo editorial, e sendo devidamente remunerada para entender a história do mundo e das mentalidades, a União Secreta dos Leitores poderá colocar em prática seu plano sigiloso, arquitetado desde sempre, de dominar o mundo.

1 comentários:

Vampira 7 de maio de 2013 às 11:18  

Eu entrei em biblioteconomia na esperança de ter essa profissão e até agora nada.

Postar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP