Eu, mestranda

>> quinta-feira, 23 de junho de 2011

Foi lançado o edital da seleção de mestrado e doutorado do TEL/UnB 2011. Aos amigos que possam se interessar, sugiro que cliquem aqui.
Como é do conhecimento de todo mundo que perguntou ou me viu gritando de alegria, eu passei na seleção do mestrado do ano passado. Escrevo esse post contando como foi o antes-durante e depois e como está sendo a vida de mestranda, caso alguém queira fazer a seleção ou só esteja curioso mesmo.

Eu fiz minha monografia no 1/2010, um semestre antes de formar. O título foi: Memórias Póstumas de Incidente em Antares: dialogismo e morte no romance cínico de Erico Verissimo.
O título ficou longo, mas ficou claro: meu tema é morte na literatura, meu romancista é o Verissimo e o meu teórico é o russo Mikhail Bakhtin, que trabalha dialogismo e carnavalização na literatura. Pra falar de morte eu tive que falar no nosso defunto-autor Brás Cubas e dos diálogos dos mortos do cínico Luciano de Samosata, que eu conheci por meio do meu orientador.

Transformei a monografia em um projeto de dissertação e me inscrevi no processo seletivo de 2010. O título do projeto foi "Liberdade e Morte em O prisioneiro e Incidente em Antares, de Erico Verissimo: uma perspectiva bakhtiniana". Depois de passar na prova de língua estrangeira, na avaliação do projeto, na prova escrita de teoria literária e na arguição teórica/entrevista, num processo seletivo que durou mais ou menos dois meses, consegui a vaga (aeeeeee) e me tornei oficialmente mestranda em literatura pela UnB. O curso tem dois anos de duração, e nesse tempo eu preciso cumprir 16 créditos (ou quatro matérias). No primeiro ano eu vou fazer as disciplinas (já estou finalizando duas), e o segundo ano será todo dedicado à escrita da dissertação.

Se você continuou lendo até aqui, você me pergunta: Por que, Bruna? Por que você foi inventar de emendar no mestrado em vez de estudar pra passar em outro concurso, ou descansar dos quatro anos de graduação? Por quê? Por queeeeeeeeeeeeê?

E eu respondo: Sei lá! 

Primeiro, eu não achei que fosse passar no processo seletivo. Afinal, eu sou uma pirralha e nem fui nerd na graduação. Maaas, passei. E tô gostando! Eu sou apaixonada por Literatura, apaixonada pelo Verissimo (ele é muito foda!, diguidim, diguidim) e ler e escrever são as duas únicas coisas que eu sei fazer na vida.


As primeiras aulas foram tensas. Tive a impressão de que todo mundo já tinha lido todos os autores importantes, menos eu, todo mundo já tinha visto filmes cults, sabia os nomes de autores desconhecidos, sabia tudo sobre a história recente do Brasil e do mundo porque "estava lá", todo mundo entendia e fazia piadinhas literárias (menos eu, que nemli), enfim, nas primeiras aulas eu me senti um e.t., um peixe fora d'água, um estranho no ninho e pensei em desistir. (música de drama)

Mas, nesse momento, meus guias intelectuais me deram uns tapas e disseram "Controle-se". E lá fui eu estudar. E que bom que eu continuei, porque é de Literatura que eu gosto, e é com ela que eu quero trabalhar pra sempre s2

Como em qualquer ambiente que tem chefes, dinheiro e alguém que obedece, na pós também tem picuinhas entre o pessoal e diferenças entre as pessoas - aluno especial, aluno regular, metrando, doutorando, professores, chefes do dpto., etc. Tem também o capescentrismo. Porque funciona assim: nem todo mundo pode ou consegue, como eu, trabalhar e fazer uma pós ao mesmo tempo. O número de bolsas da CAPES é um atrativo pros alunos, e os alunos bolsistas precisam ser os mais dedicados do mundo. O n. de bolsas que o Programa de Pós-Graduação ganha pra oferecer é estabelecido de acordo com o conceito de qualidade dado pelo governo. Quanto maior o conceito, maior a quantidade de bolsas, mais alunos bolsistas, mais alunos bons que vão manter o conceito bom pra ganhar mais bolsas e mais alunos bons pra manter o conceito (pra sempre). Isso tira um pouco da liberdade da gente, porque tudo tem que ir pro currículo lattes, tudo tem que ter patrocínio da capes ou do cnpq, tudo tem que ser publicado, virar seminário, simpósio, evento, valer certificado... E quem é mais citado, quem ganha mais recurso, quem tem o maior conceito se acha mesmo o melhor, e, em resumo, isso leva a picuinhas políticas e financeiras internas e faz o povo de odiar às vezes. Essa parte é uma chatice e eu não tô nem aí pra isso (que meu orientador não me leia).

Maaas, estudar é bom! Vou postar a seguir quais foram os livros do semestre e dar review, pra quem se interessar. Se alguém quiser conversar comigo mais detalhadamente depois sobre a pós e o processo de seleção, é só me perguntar aqui nos comentários ou nas redes sociais.

Aguardem próximos posts sobre os livros e "se te agradar, fino leitor, pago-me da tarefa; se te não agradar, pago-te com um piparote, e adeus".

5 comentários:

Kézia 12 de julho de 2011 às 02:32  

Cara, vc deve estar realmente encantada com a pós. Tá convidando as pessoas até pelo blog? ^^
Fico feliz por ti, Larajuda. Bjokas.

Unknown 26 de setembro de 2013 às 08:28  

Como foi a prova de Conhecimentos literários? Quais foram as questões? você se lembra?

Unknown 8 de março de 2015 às 07:29  

Ai, é meu sonho esse mestrado! Sou aluna regular ja há dois semestres. Quero dicas da prova de seleção. Como foi? A prova de língua estrangeira foi difícil? Muito, muito obrigada! Agora voce ja de

Unknown 5 de junho de 2015 às 16:47  

Preciso fala com VC.Quero fazer mestrado.Entra em contato comigo no barbara07icm@gmail.com

Unknown 5 de junho de 2015 às 16:47  

Preciso fala com VC.Quero fazer mestrado.Entra em contato comigo no barbara07icm@gmail.com

Postar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP