Motivações

>> quinta-feira, 1 de abril de 2010


Fechou o livro de repente e apertou os olhos com toda a força que tinha. Não era possível! Alguém que nasceu há muitos anos havia estado dentro da sua cabeça, lera seus pensamentos e os escrevera como se fossem criação sua! Ladrão! Como ele conseguiu? Todas as dúvidas, as grandes ideias, as angústias e curiosidades dela estavam ali, reunidas naquele monte de letrinhas, escritas por um completo estranho, de outro Tempo, outro lugar, e ele nem era menina! Como ele sabia? E como podia explicar tudo tão bem, com tanta beleza? Mágico, era o que ele era! E ela, espectadora encantada, deslumbrada, apaixonava-se mais e mais por si mesma a cada vez que se via nas palavras daquele estranho.


***

Pretendo agora fazer indicações literárias. Mas antes, algumas indicações preparatórias:

Por que ler um livro inteiro (meeu deus, são 250 páginas!) se eu posso ler o resumo, ver o filme, assistir a mesma história (mocinho, amor, mocinha, vilão) na novela das oito...?
É claro que se eu soubesse essa resposta, tava trabalhando pro MEC e ganhando dinheiro com o livro "Torne-se um leitor com as dicas de Bruna Laranjinha".
Não, eu não tenho uma boa razão pra te convencer a sair dessa preguiça e se aventurar a se conhecer através das palavras de um estranho. Mas tem alguns motivos que são bons:

1. Ler te deixa mais rico: Seja pra passar num concurso público, seja pra ser advogado e passar a perna em quem não lê o contrato, seja pra lançar um livro depois que sair do Big Brother, lembre-se que quem lê bem sempre está um passo à frente de quem não tem essa competência.

2. Ler te faz ter assunto: E o melhor dessa vantagem não é fazer sucesso com as garotas, e sim, sair de situações embaraçosas com muito mais facilidade: "Que gemidos são esses saindo do seu computador, Carlos Alberto?" "É.. você sabe, né? É como disse o grande Machado: Ao vencedor, as batatas!" "Aaah, meu filho é tão instruído!" (lembra? sempre um passo à frente!)

3 Ler não gasta seu tempo: Tá chovendo e você desliga a internet com medo do seu modem queimar; seu ônibus tá preso num engarramento a anos-luz do destino, você tá deitado há duas horas e nada do sono chegar, levou um toco e não consegue pensar em outra coisa... essas e outras situações são ótimas pra você terminar de ler aquele livro que começou há dois anos ou aquele que a Laranjinha indicou no blog...


Tá, ok. Vou ler. Mas ler o quê? Rótulo de shampoo? Bula de remédio? Augusto Cury?

Opção pessoal sua. Mas aqui eu defendo a boa e velha Literatura, o Cânone Literário (aqueles livros de que todo mundo fala bem mas pouca gente leu mesmo). Claro que é porque eu sou tiazinha professora de Português e... not!
Mas simplesmente por que eles são a fonte, eles são a referência, os caras copiados, os fodões \m/ Eles estão um passo à frente, dois, três, kilômetros! E é com eles que você vai aprender a ler de verdade, não com resuminho e adaptação. Seja o cara que resume e explica pros outros. Seja o cara que é referência, no futuro quem sabe até o cara resumido. Seja o estranho, o mágico, o cara que através de personagens vai descobrir que pode conhecer as pessoas.

Sempre um passo à frente.


E agora, vamos às indicações!


2 comentários:

Ana Clara de Neve 3 de abril de 2010 às 03:19  

OPÇÃO PESSOAL SUA E NGM TEM NADA A VER COM ISSO.

que bonito.
mais alguns parágrafos e vc teria escrito minha monografia. o que vc acha? ;)

Alisson Ximenes 5 de abril de 2010 às 23:44  

mais alguns parágrafos e vc teria escrito minha monografia. o que vc acha? ;) /\
kkkkkkk

Bela postagem. O ruim é tirar um tempinho da net para ler um bom livro. Abç!

Postar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP