diálogos universitários...

>> segunda-feira, 2 de maio de 2011

aqui se formam os pensadores da sociedade. risos.

... ou discussões acadêmicas:


- Inclusive, partindo desse pressuposto, a gente pode associar também essa ideia a uma corrente filosófica que estava bastante em voga no séc. XIX.
-Exatamente! Até por que, desde a Revolução Industrial e, mais tarde com o advento da tecnologia, todas as relações foram modificadas.
- E essa crítica já vem desde os gregos, né? Platão já tinha levantado essa questão, que o Cristianismo instituindo como sendo criação sua, mas que, na verdade, é uma ideia que existe muito antes da tradição judaico-cristã-ocidental.
-Até por que, como o colega falou antes, isso tudo a gente tá analisando de um determinado ponto de vista, que poderia ser outro, se a gente for levar em conta que os orientais já haviam solucionado muitas questões que no Ocidente ainda são mistério.
-Nessa mesma linha de raciocínio, eu só queria salientar que os pilares morais da nossa sociedade hoje são outros, mas que ainda assim, antigos problemas são ocultados, por que, afinal de contas, a mídia perdeu seu papel de denunciar, e as escolas públicas encontram-se em estado deplorável...
- O que a gente está esquecendo nessa discussão é que, na verdade, o capitalismo, fomentado pela burguesia industrial, é o grande responsável por essa alienação da força de trabalho das classes trabalhadoras, e que, na verdade, só a revolução, a luta dos trabalhadores e a união das minorias livrará a nossa sociedade de ser engolida por essa grande tsunami de consumo que é o capitalismo.


Breve, numa sala de humanas perto de você.

1 comentários:

Marcos 2 de maio de 2011 às 19:55  

Acho que a única matéria que fizemos em quatro anos de faculdade foi retórica. Porque crítica...

M.

Postar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP